PlanetaPortugues

planetaportugues.com
estamos em

11/11/07

As abelhas e a natureza

Apicultura tradicional

As colmeias tradicionais aqui na minha região chamam-se cortiços talvez por serem feitas de cortiça-parte exterior do sobreiro.

Emxamear:
depois de devidamente limpas, as colmeias levam-se para o campo mais para finais de Fevereiro. Escolhe-se um sítio adequado para aí colocar a colmeia e vai-se la ver de vez em quando para saber se já está enxameada-ocupada pelas abelhas. se a puder deixar estar ali fica.se não leva-se para o apiário-sítio onde o apicultor pode ter abelhas por tempo indeterminado

Crestar: Forma tradicional.
Entre Junho e Outubro cada um cresta quando lhe convir. Depende do apicultor.
Para tirar o mel temos vários processos:

1. abrir a tampa, e com o fumigador fazer um pouco de fumo para dentro da colmeia. As abelhas descem. com a crestadeira-utensílio para tirar o mel-corta-se um palmo de altura os favos e tiram -se para um recipiente com tampa.Tapa-se o cortiço e coloca - se no sitio caso o tenha afastado dos outros.

2. tira-se a tampa do cortiço , põe-se outro por cima e dá-se fumo no fundo do primeiro. As abelhas sobem para o segundo que fica no lugar do primeiro.este leva-se para fora afastando-o mais ou menos 2 a 4 metros de distancia. Tira -se então o mel mais á vontade.também um palmo ou palmo e meio de cera com mel.deixa-se sempre uma boa reserva e nunca se tira cera com crias (espaço com cor mais escura e buracos de cera tapados e claros. Se cair cera com crias ou que seja útil á colmeia põe-se em cima de onde se tirou o mel. Se a cera de baixo chegar quase ao chão vira-se o cortiço ao contrario e coloca-se então aí tudo o que caiu e que se queira la deixar.Volta-se a pôr a tampa e coloca-se no lugar tirando o segundo que estava la e bate-se este ultimo junto do primeiro para as abelhas voltarem á casa.

O mel da colmeia é levado tapado para casa onde o apicultor o vai extrair. Para isso esmaga com as mãos os favos para dentro de um recipiente.este pode ser um cabanejo de verga ou cesto ou caixa com fundo com buracos onde se coloca uma rede fininha.põe-se um alguidar por baixo para aparar o mel já sem cera. Depois é filtrado por um passador em inox com rede muito fininha e envasilhado.
A cera que sobra serve para fazer a água mel.

Agua mel: a cera é lavada com agua quase fria e depois fazem-se pequenas bolas.A água é coada e posta numa panela ao lume, no fogão ou no lume de chão com uma trempe. Começa com o lume brando e só mais tarde se põe mais lenha. no fogão nunca se põe no máximo. Vai-se mexendo durante longas horas e vai-se tirando a espuma. Quando já agarra á colher e fica quase preta,tira-se do lume. depois de fria é envasilhada.
Serve para fazer bolos ou comer com pão ou crepes.
Apenas Portugal tem esta tradição da água-mel.

A cera: é derretida, coada para um recipiente que permita desenformar depois de fria. É a cera virgem que serve para ser transformada em cera dos moveis, velas, esculturas, artesanato variado....e medicamentos

Cirandas da juju

Cirandas da juju
Artesanato típico de montemor-o-novo.

A minha Lista de blogues