PlanetaPortugues

planetaportugues.com
estamos em

19/11/11

AZEITE PERDIDO

Azeite perdido por onde andas tu que não consegues encontrar o gargalo do garrafão, a boca da bilha , a largueza do pote ?.....

e escorregas para fora, foges de mim, desgraçado que sou que tanto penei para levar para o lagar tua mãe azeitona depois de ser espancada e torturada , e ainda é moída, esmagada para te dar á luz! 

diz-me lá que mal te fiz eu para nada quereres de mim?


tenho uma candeia sobre a mesa á tua espera !....vamos fazer uma festa á tua chegada a casa. vem! vem!
não fiques aí parado, fechado que serás para longe levado onde nunca mais me verás! e eu, sou teu pai o produtor inicial que mais te estimará.


tu és meu! não é justo que nos separem assim desta maneira tão feia, má e cruel!


meu alimento principal não me conformo com este mal com esta injustiça que anda descarada a gozar com os pobres, trabalhadores deste país e sei que um dia a razão será mais forte que a força dos lagareiros ladrões que tanto mal andam a fazer e que te matam aos poucos.


 o meu azeite foi-me negado e em desculpas falsas transformado. mas eu não esqueço! e  por ti lutarei até ao fim de meus dias!

para que um dia nesta terra se volte a apanhar a azeitona com a certeza de obter no final a quantidade de azeite justa  e respeito pelo nosso trabalho! 

Cirandas da juju

Cirandas da juju
Artesanato típico de montemor-o-novo.

A minha Lista de blogues