PlanetaPortugues

planetaportugues.com
estamos em

08/12/07

A apanha da azeitona

Estamos no outono e desde fins de Outubro até Dezembro,no Alentejo é altura de apanhar a azeitona. Este trabalho é praticamente manual embora existam algumas maquinas sacudir ou vibrar os ramos.e mais recentemente ripar. Mas a mão do homem neste processo é indispensável.














A azeitona nesta época está quase preta e alguma está no chão. Então está capaz de apanhar para se levar para o lagar e transformar em azeite sem o qual não se pode viver.
Para apanhar a azeitona usam-se grandes panos de rede fininha que se colocam debaixo e á volta das oliveiras. Depois com a ajuda de uma varinha vareja-se o fruto tentando que caia nos panos. Por vezes é preciso subir as oliveiras e e sacudir lá de cima as azeitonas, ou usa-se um varjão_ vara comprida e pesada que vai do chão até ao topo das oliveiras. sempre alguém que apanha as saltas_azeitonas que caiem fora dos panos.

Também se costuma restelar_ apanhar as azeitonas antes de pôr os panos para não pisar as que caíram antes do varejo. Também é ripada com as mãos para os panos. Faz-se do chão ou em cima de uma escada e ate mesmo em cima da oliveira.este processo evita danificar os raminhos mais novinhos.




Depois de apanhada é limpa de ramos e folhas e é ensacada. Leva-se então para o lagar onde é moída.Daí sai o azeite para a nossa alimentação e o bagaço. Este é levado para outras fábricas para refinar -transformar em óleo alimentar- e também serve para rações.
A melhor azeitona para azeite é a azeitona galega.Existe principalmente no alto Alentejo, nas fazendas, e são oliveiras de grande porte e muito antigas com centenas ou milhar de anos.

Também é bom o seu fruto para pisar arretalhar ou conservar conforme a pressa em comelo. Para isso apanha-se a azeitona á mão ripando-a e escolhendo a que está sã. a azeitona para pisar ainda está verde ; para arretalhar é mista e dão -se vários golpes no fruto.depois é temperada e passados alguns dias está pronta para comer. a de conserva não é arretalhada.É bem lavada e posta de molho durante alguns meses. em meados de Fevereiro tempera-se com bastante sal, louro oregãos e conforme o costume de cada um sem tirar a água que a manteve.depois vai-se provando e quando se puder comer está pronta.







Guarda-se sempre no mesmo recipiente para não ficar mole, tirando apenas as necessárias de vez enquanto para um pequeno recipiente e daí para a azeitoneira que vai á mesa. Antes de servir deve-se passar ligeiramente por água.
As azeitonas fazem bem ao coração, mas só as maduras-pretas- sem abuso e com pouco sal.
O azeite desde que seja bom e biológico-sem curas- é indispensável á nossa saúde e melhor que qualquer outra gordura.Não deve no entanto ferver demais por isso nas sopas e quando seja possível deve-se pôr na comida quase no fim esta estar cozida.


Antigamente um fazendeiro quando levava a azeitona para o lagar tinha uma funda de 20 a 22 por cento . se tinha 16% ficava furioso.Isto veio mudando e descendo para os 12%, e mais recentemente para 9% e menos. No ano de 2006 foi a maior vergonha e catástrofe na vida dos pequenos e médios agricultores que viram a sua azeitona ser rejeitada no lagar ou com uma percentagem de 4 a 6% Muitos correram de lagar em lagar para depois a deitarem fora. Os lagareiros estavam bem combinados entre si e a humilhação foi geral para o povo trabalhador que tão corajosamente teima em manter a tradição evitando que venha tudo la de fora. Seria bom que os pequenos e médios agricultores se combinassem entre si e formassem um lagar pois são eles os que mais precisam. è uma vergonha para os lagareiros darem estas medias em azeite quando o fruto provem das mesmas oliveiras que davam 20 a 22%. e não nos dão o nosso azeite! quem não cura a azeitona leva azeita da que é curada porque está tudo misturado. as curas não resolvem nada só fazem mal ao organismo e ao ambiente.a não ser que sejam táticas biológicas para evitar ou remediar certos males.

1 comentário:

Alice Alves - Artiste Peintre disse...

Bravo !!!
Juju j'aime ta façon d'écrire, moi qui suit loin du Portugal de voir les photos des oliviers m'on rempli de nostalgie, continue à écrire, et met beaucoup d'autres de photos,
ta sincérité se voit dans tes textes et ton amour pour la nature est aussi ressenti.
Continue ...

Cirandas da juju

Cirandas da juju
Artesanato típico de montemor-o-novo.

A minha Lista de blogues